Apesar de aparentar muita complexidade, o procedimento de implante dentário é bem simples. Implante dentário costuma não causar muita dor, já que é feito com anestesia local, a mesma que se usa para qualquer procedimento dentário.

Assim como o procedimento, o pós-operatório também é simples e tranquilo. Recomenda-se o uso de analgésico, antibiótico e anti-inflamatório, desse modo, o paciente terá uma recuperação rápida e sem desconforto.

 

Pós-implante

No dia seguinte ao procedimento de implante, o paciente está liberado para voltar para sua rotina normalmente, o que pode ser usado para tranquilizar pessoas indecisas sobre a recuperação pós-implante. Para efeito de comparação, uma restauração de um dente cariado, dependendo da profundidade da carie, é bem mais demorada e muito mais dolorida do que a cirurgia de implantação dentária.

Atualmente, o procedimento é muito tecnológico e a dor é quase inexistente, já que a maior evolução dos últimos anos no procedimento, não está no implante em si, mas nos exames realizados antes do procedimento, e na maneira como este será executado.

É possível fazer a colocação dos implantes sem precisar cortar a gengiva, através da chamada cirurgia guiada, que quando possível de ser realizada, é feita inicialmente no computador, depois tem-se o modelo da boca do paciente com os implantes colocados e uma guia que irá mostrar o exato local na boca no ato cirúrgico, dispensando o corte da gengiva e os pontos.

Com certeza, o procedimento cirúrgico hoje em dia está mais fácil do que nunca.

 

Como é feito o implante dentário?

A cirurgia para colocar implantes dentários não é um processo complicado. Com as atuais técnicas, mais desenvolvidas, tornou-se um procedimento comum, sem imprevistos, podendo durar apenas vinte minutos nos casos mais simples. A cirurgia é realizada no próprio consultório odontológico, com anestesia local, e o paciente não sente dor.

O implante dentário é feito a partir de um processo de duas etapas:

  • Etapa cirúrgica, onde são instalados os implantes que substituirão as raízes naturais dos dentes;
  • Etapa da prótese, onde serão instaladas as próteses dentárias, ou seja, os dentes artificiais que ocuparão o lugar dos dentes naturais ausentes ou deteriorados.

 

Implante dentário passo a passo

A seguir, vamos explicar como funciona a instalação de um implante dentário passo a passo:

  • O procedimento consiste em um pequeno corte na gengiva, com a finalidade de expor o leito ósseo. O dentista precisa ter bom acesso à região para instalar o implante corretamente.
  • Em seguida se utilizam pequenas brocas que realizam a perfuração do osso. O processo é realizado de forma a expandir progressivamente a cavidade, para que possa receber o implante do tamanho selecionado pelo implantodontista.
  • O implante é inserido na cavidade e recebe uma tampa de proteção (cicatrizador).
  • Realiza-se uma sutura da região.

No tratamento clássico com implantes, ele é fixado cirurgicamente no osso, depois a gengiva é suturada e o local fica em repouso de três semanas a seis meses, dependendo da situação óssea do paciente e da marca do implante. O parafuso do implante fica no interior do tecido ósseo, no processo chamado de osseointegração, protegido das forças mastigatórias e de resíduos alimentares.

Em seguida, o cicatrizador é retirado e um pilar metálico é adaptado para receber a prótese. Durante o período de repouso, o paciente pode utilizar uma prótese provisória para as atividades do dia a dia.

Em alguns casos específicos o implante pode ser inserido sem cortes, por meio de uma pequena abertura circular feita na gengiva. Isso favorece muito a cicatrização da região.

A cirurgia deve ser feita por um dentista especializado em implantodontia, que possui experiência e conhecimento na área para determinar o melhor tratamento para cada paciente.

Para ter um bom pós-operatório, as pessoas que passarem por esse procedimento devem seguir as orientações e manter uma boa higiene bucal.

Como vimos passo a passo, a colocação de um implante dentário é um procedimento bem simples, não dói e resulta em uma grande mudança na vida de quem o executa.